Câmara já tem mais de 100 pedidos de impeachment abertos contra Bolsonaro

Confira um levantamento obtido pela Fórum com todos os 108 pedidos de impedimento do presidente


Com o pedido apresentado pelo Movimento Nacional das Favelas e Periferias nesta terça-feira (6), a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados já recebeu 108 pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro desde o início do governo. Destes, 102 estão abertos e constam como “em análise” pela presidência da Câmara, comandada por Arthur Lira (PP-AL).


O levantamento foi feito pela Secretaria Geral da Mesa por solicitação da liderança do PT na Câmara e mostra que 94% dos pedidos foram feitos durante a vigência da pandemia de Covid-19 – ainda que nem todos sejam diretamente sobre a a atuação do mandatário nesse momento crítico.


Para a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) o número de pedidos “corresponde ao tamanho da crise que o Brasil vive desde o primeiro dia de governo de Bolsonaro”. “Foram tanto crimes cometidos desde então, mas até o momento a Câmara finge que tudo vai bem. 4195 mortes no Brasil nas últimas 24 horas. Nada está bem, e o impeachment é a única solução para superarmos a crise Bolsonaro”, declarou.


Destes, 41 foram apresentados desde o início de fevereiro, quando o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) assumiu o comando da Câmara. Trinta foram apresentados simultaneamente por estudantes de direito na última semana, alegando que houve negligência por parte de Bolsonaro no combate à pandemia.


Enquanto o movimento estudantil adotou a tática da difusão de diversos pedidos, lideranças do campo da oposição lançaram uma nova peça em conjunto na última quarta-feira (31) alegando que houve interferência de Jair Bolsonaro nas Forças Armadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *