Fórum orienta a tratar MP 873 com parlamentares nas suas bases

É mais viável tratar temas trabalhistas com deputados e senadores em suas bases do que em Brasília. A orientação é do Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST), em ofício enviado às Confederações filiadas. A ideia é que Federações e Sindicatos se mobilizem.

Assinado pelo coordenador do FST, professor Oswaldo Augusto de Barros, o ofício traz anexo documento que explicita a deputados e senadores que a MP 873 – editada por Bolsonaro, dia 1º de março – põe em risco a própria sobrevivência das entidades sindicais.

Diz o texto: “A MP viola ainda o princípio do não-retrocesso social, uma vez que o enfraquecimento das entidades sindicais causa não apenas prejuízo às entidades, mas especialmente aos trabalhadores”. Os danos decorrem do esgotamento financeiro dos órgãos de classe.

Assembleia – Para o Fórum, em desacordo com o que estabelece a Constituição Federal, a MP impede, na prática, que as assembleias definam as formas de financiamento sindical.

Base – Em contato sexta (5) com a Agência Sindical, o professor Oswaldo de Barros defendeu que, além das tratativas em Brasília, as entidades reforcem o diálogo com os parlamentares em suas bases eleitorais. “É preciso ampliar nossas ações junto a deputados e senadores”, afirma. O Fórum também pede que as entidades listem os contatos e monitorem o posicionamento deles.

Mais informações – www.fst.com.br

Fonte: Agência Sindical

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *