O avanço da Covid-19 e o pesadelo bolsonarista

A ameaça que paira sobre o Brasil de uma terceira onda da Covid-19 remete à escalada sem limite das irresponsabilidades do governo Bolsonaro. Os números voltam a subir e já há projeções que indicam a possibilidade de o Brasil chegar à marca trágica de 750 mil óbitos dentro de alguns meses. Isso poderá ocorrer caso o Brasil não acelere o ritmo da vacinação e a população não mantenha medidas preventivas, como o uso de máscaras e o distanciamento social.


Ocorre que no Brasil, como estão demonstrando quase todos os depoimentos na CPI da Covid-19, Bolsonaro e seu governo foram negligentes na aquisição de vacinas e agora o país enfrenta escassez de imunizantes e de insumos para a sua produção. Ademais, o presidente segue em sua linha de contestar as medidas de proteção social ao desrespeitar as pessoas que buscam se proteger em suas casas e estimula aglomerações de seus seguidores em manifestações contrárias ao Estado Democrático de Direito.


Vale ressaltar o esforço dos gestores que seguem em busca de soluções para a escassez de vacinas e insumos para suprir as carências de trabalhadores e empresas afetadas pela pandemia, e não contam com apoio necessário do governo federal. Do mesmo modo, destaca-se as ações semelhantes e de solidariedade de entidades da sociedade civil. Deste modo, constitui-se, na prática, um amplo movimento em defesa do Brasil e contra Bolsonaro.


Esses prognósticos e diagnósticos se repetem exatamente pela natureza do governo Bolsonaro. O país está fendido em dois extremos por decorrência da realidade trágica da combinação das crises econômicas e sanitária, o que prenuncia para breve um cenário ainda mais dramático. A indiferença do bolsonarismo diante dessa situação certamente o conduzirá cada vez mais para o isolamento, resultando num acúmulo de contradições cuja evolução pode levar o país para grandes antagonismos.


Existe uma situação concreta, de grande tragédia social e humanitária, que não tem como perdurar por tempo indefinido. É uma constatação que permite vislumbrar a soma de forças cada mais amplas no sentido de procurar saídas. Consequentemente, o responsável por esse grave momento, o bolsonarismo, tende a reagir cada vez mais com autoritarismo, a única forma para se manter como projeto de poder. É um cenário desafiador, que exige firmeza e clareza de objetivo para encontrar soluções e livrar o país desse pesadelo.

Fonte: Portal Vermelho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *