Ranking de mortes por covid-19 é liderado por estados “bolsonaristas”

Levantamento do portal Congresso em Foco mostra que atual presidente venceu nas urnas nos 12 estados com mais óbitos


Um levantamento feito pelo portal Congresso em Foco mostrou que a lista dos estados brasileiros com mais óbitos por covid é liderada por unidades federativas onde o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi o candidato mais votado no primeiro turno das eleições de 2018.


O ranking é puxado pelos estados de Amazonas, Rondônia e Mato Grosso, que registraram, respectivamente, 292.8, 245.8 e 231.9 mortes por 100 mil habitantes até o último dia 6, de acordo com os dados oficiais do Ministério da Saúde (MS).


Os três tiveram, seguindo a mesma ordem, percentuais de 41,14%, 58,94% e 55,81% de votos para Bolsonaro na primeira fase da disputa daquele ano, considerando os números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Atualmente, eles são governados respectivamente por políticos das siglas PSC, PSL e DEM.


Na sequência, vêm outros nove estados que seguem a mesma tendência estatística: Roraima, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.


Ainda considerando essas 12 unidades, somente o Espírito Santo elegeu um candidato que se opunha a Bolsonaro naquele contexto, Renato Casagrande (PSB). Observando o panorama atual, a pesquisa destaca que três dos 13 pertencem à oposição: além do líder paraibano, os tucanos Eduardo Leite (RS) e João Doria (SP).


Nenhum dos 12 estados que puxam a lista está situado no Nordeste, região onde oito das nove unidades federativas deram o primeiro lugar a Fernando Hadadd (PT) no primeiro turno. Somente no Ceará o candidato mais votado foi Ciro Gomes (PDT).


Final do ranking

Os três estados que se encontram ao final do ranking de mortes são, de trás pra frente, Maranhão, Bahia e Alagoas. Eles acumulam 110.5, 107 e 89.3 óbitos para cada 100 mil habitantes até o dia 6 deste mês e registraram o seguinte percentual de votos para Bolsonaro em 2018: 22,68%, 20,94% e 31,2%, considerando a mesma ordem citada.


Atualmente eles estão sob a batuta de governos das siglas PCdoB, PT e Alagoas. Todos três são do Nordeste.

Fonte: Brasil de Fato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *