Nem-nem ou sem-sem? Dieese revela falta de oportunidade para os jovens
Pesquisa revela que não se trata de ociosidade da juventude, mas um mercado de trabalho com alta rotatividade, postos de trabalho precários epoucas oportunidades de qualificação.
Cerca de 9,8 milhões de jovens entre 15 e 29 anos estão sem trabalho e
fora da escola, situação que recentemente passou a ser classificada
como “nem-nem”. Os dados são do Dieese (Departamento Intersindical
de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) e se referem ao 2º trimestre
de 2024.
Para o Dieese, no entanto, a designação simplista desses jovens como
“nem estudam, nem trabalham” não reflete a realidade da maioria que se
encontra em situação de transição ou enfrentando barreiras estruturais
para ingressar no mercado de trabalho ou continuar os estudos.
A atribuição da responsabilidade pela situação dos “nem-nem” aos
próprios jovens é equivocada, demonstra uma pesquisa elaborada pelo o
órgão.
Os dados comprovam que a maioria desses jovens está longe de estar
ociosa, enfrentando, na verdade, um mercado de trabalho com alta
rotatividade, postos de trabalho precários e poucas oportunidades de
qualificação. Muitos não conseguem continuar estudando ou buscar
emprego de forma ativa devido à falta de recursos financeiros. Assim,
soluções como a ampliação de cursos profissionalizantes ou a
flexibilização das leis trabalhistas, como o contrato intermitente, têm se
mostrado insuficientes para resolver o problema.
Segundo o levantamento, apenas 1,4% jovens afirmaram que realmente
não queriam trabalhar. Cerca de 23% dos jovens sem trabalho e fora da
escola tinham procurado ativamente trabalho no mês em que foram
entrevistados pelo IBGE.
Entre as mulheres, 12% declararam que não podiam trabalhar porque
tinham que cuidar de afazeres domésticos –ou seja, na verdade,
estavam trabalhando, mas não são consideradas como força de trabalho.
Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 8% dos jovens sem trabalho e
fora da escola faziam algum tipo de curso ou estudavam por conta
própria.
Para o economista do Dieese, Gustavo Monteiro, esses dados
demonstram que a questão não é que os jovens não queiram trabalhar,
estudar ou se comprometer, mas que faltam oportunidades. “O problema
está nas oportunidades que eles têm, que são mais limitadas. Por isso,
em vez de geração ‘nem-nem’, preferimos chamar esses jovens de ‘sem-
sem’, sem trabalho e sem estudo, afirma Monteiro.
O comportamento da taxa de desocupação dos jovens segue o padrão
geral do mercado de trabalho, porém com índices significativamente mais
altos, o que reforça a falta de oportunidades adequadas para esse
segmento.
A resposta para essa questão não está na culpabilização da juventude,
mas na criação de políticas públicas focadas no crescimento econômico,
na valorização da educação e na promoção de empregos formais e
estáveis. Estados e municípios têm a maior parte dessas
responsabilidades, já que, por exemplo, a educação de base é municipal
e estadual. Sem isso, a transição da escola para o mercado de trabalho
continuará sendo um desafio para milhões de jovens brasileiros.
Fonte: vermelho

