Lula está no segundo turno em 2022. Bolsonaro disputa outra vaga com centro, diz cientista político

Marcos Coimbra afirma que o presidente pode ficar de fora do segundo turno das eleições presidenciais do próximo ano


De acordo com o cientista político, Marcos Coimbra, após a decisão do Supremo Tribunal Federal de anular as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da Operação Lava Jato mudou tudo para as eleições de 2022.


Para ele, com os direitos políticos recuperados, Lula está praticamente garantido no segundo turno, se quiser ser candidato. A outra vaga será disputada com o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) e alguma candidatura de centro, caso haja unidade em torno de um nome.


“A segunda vaga [para o 2º turno] será disputada entre Bolsonaro e um candidato de centro. Bolsonaro deve ter 20% dos votos, porque ele perdeu quatro grupos importantes: os lava-jatistas, os liberais, os anti-petistas e os conservadores”, avalia Márcio Coimbra, coordenador da pós-graduação em Relações Institucionais e Governamentais da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília e diretor-executivo do Interlegis no Senado Federal.


Para ele, “somadas [as intenções de voto em] Moro, Huck, Doria e Leite se tem os mesmos 20% do Bolsonaro. Caso haja uma união de centro, há a possibilidade de tirar o presidente do segundo turno”, aponta.


Com informações da Carta Capital

Fonte: RevistaForum

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *